quinta-feira, 4 de junho de 2009



ALBINISMO - pele ou couro de TODO animal brancos, pelos ou penas TODAS brancas, olhos avermelhados.

LEUCISMO - pele ou couro normais, pelos ou penas brancas em PARTES do corpo,olhos normais.

A figura ao lado é de um raríssimo quero quero branco, em partes (Vanellus chilensis) encontrado em nossas pesquisas aqui em Santiago RS. É um caso de Leucismo, muito raro. Achamos ainda um caso de sabiá com leucismo. Publicaremos brevemente.

2 comentários:

  1. Olá Dr Disconzi, sou o Otelvio Michelon de N E do Sul, deve lembrar de mim pois tratou de muitas fraturas nos ossinhos dos meus filhos. Tenho uma chácara a 1 Km da cidade e esta semana a natureza me presenteou com a passagem de um bando com + de 30 tucanos( tamanho de uma gralha azul, peito vermelho e amarelo bem marcantes, costas com um belo vermelho e bico amarelo. Fiquei horas no bosque observando-os, uma maravilha!!!!!! gde abraço

    ResponderExcluir
  2. Claro que me lembro de ti e das fraturas de teu filho. Alegrei-me de saber que ainda há bandos de tucanos pois eu só vi no maximo 6. Há duas espécies em nossa região uma com bico amarelado e outra maior (tucanassu) que tem uma bola preta na ponta do bico, quando voa parece que está empurrando uma telha é menos comum em nossa região. Obrigado pelo comentário. A propósito o "guri" parou de se quebrar? Abraços Disconzi.

    ResponderExcluir